terça-feira, 22 de dezembro de 2009

PROJETO GRÁFICOS E PORCENTAGENS

Autoras do projeto: Giorgeti Ross Matheus
Valéria M. Couto Gabas Mendonça

OBJETIVOS:
GERAL:
Que os alunos se tornem críticos no que se diz respeito a industrialização, resolvendo problemas de porcentagens e análise de gráficos.
ESPECÍFICOS:
Na sala de aula, abertura de discussões relacionadas a problemas do cotidiano do aluno e leitura de gráficos, utilizando revistas e jornais.
No laboratório de informática, utilizando os softwares: Fracionando, The Factory e Excel, os alunos estarão aprendendo a fazer o uso da porcentagem e simulando o dia a dia de uma indústria.

JUSTIFICATIVA:
Desenvolver com os alunos a análise crítica de seu cotidiano, através da interpretação de gráficos e problemas envolvendo porcentagens.

PÚBLICO ALVO:
No primeiro momento, será aplicado aos alunos de 8ª série. que estão em reforço de Matemática;

Posteriormente, a alunos de 6ª série no momento que o conteúdo estiver sendo trabalhado.

RECURSOS:
Livros didáticos;
Jornais e revistas;
Vídeo-TV Escola;
Softwares ( Fracionando, The factory e Excel).

ENCAMINHAMENTO
Duração de aproximadamente 20 horas

ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS:
Em sala de aula :
noções básicas dos conteúdos de Porcentagens e Plano Cartesiano com ênfase em Estatística
No laboratório de informática:
utilização dos softwares: Fracionando,The Factory, Excel

No Fracionando:
Fase 1 - Exercícios de conversão de Porcentagens para Decimais;
Fase 2- Resolução de problemas de Porcentagem ligados ao cotidiano do aluno ( como preço de passagem de ônibus, custo de supermercado, material escolar, etc);
Fase 3- Problemas específicos de Porcentagem voltados para o cotidiano de uma indústria ( custo e otimização de materiais na produção, redução de funcionários por máquinas, consumo de energia, etc).
No The Factory:
Uma peça será criada pelo professor usando 8 máquinas.
Fase1 - Esta peça será confeccionada pelo aluno;
Fase 2- Com os conceitos de porcentagem já desenvolvidos, pede-se ao aluno para criar uma nova peça considerando que a indústria precisa diminuir seus custos;
No Excel:
Analisando o problema desenvolvido no The Factory o aluno desenvolveria uma planilha de custo para novas peças de acordo com o número de máquinas utilizadas pela indústria


INDICADORES:
Espera-se que no final do projeto o aluno esteja habituado:
a trabalhar com porcentagens no seu cotidiano;
analisar gráficos bem como elaborar planilhas;
melhorar sua interpretação em problemas de matemática.

ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO
Propor novas atividades com os softwares trabalhados: problemas, elaboração de planilhas/gráficos, através de abordagens diferentes
- aumento na produção da indústria-

META:

Conseguir que o aluno tenha mais motivação para as aulas de Matemática;
Ter resultados por volta de 80% em desempenho;
Que o aluno esteja apto em transferir as informações da sala de aula para o seu cotidiano.

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